segunda-feira, 22 de março de 2010

4º Elemento do Processo Administrativo: Controle

Significados:
  • Conferir, verificar
  • Regular
  • Comparar com um padrão
  • Exercer autoridade sobre alguém (dirigir ou controlar)
  • Frear ou cercear
A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes.


O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção.

É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.

O controle é a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade.

Fases do controle


1. Estabelecimento de padrões de desempenho
Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.

2. Avaliação do desempenho
Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões.

3. Comparação do desempenho com o padrão
Busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.

4. Tomada de ação corretiva
O controle deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida corretiva adotar. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é a tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle.

Referência: Chiavenato, Idalberto - Administracão: teoria, processo e prática / 3ª Edição - São Paulo(SP): Makron Books, 2000


Nenhum comentário:

Postar um comentário